Lançamento de Livros
Conheça aqui os livros que serão lançados no XI Fórum Nacional NEPEG.
Boa leitura e bons estudos!
Percursos teórico-metodológicos e práticos da Geografia Escolar
Organizadores:
Denis Richter, Lorena Francisco de Souza e Priscylla Karoline de Menezes
Editora: C&A Alfa Comunicação
Ano de publicação: 2022
Número de páginas: 276
Sinopse: O presente livro é resultado das atividades e discussões presentes na realização da décima edição do Fórum Nacional NEPEG de Formação de Professores de Geografia, ocorrido em dezembro de 2020. Esse evento, promovido pelo Núcleo de Ensino e Pesquisa em Educação Geográfica (NEPEG), ocorre a cada dois anos e é destinado aos docentes e estudantes do curso de licenciatura em Geografia, professores de Geografia da Educação Básica, pesquisadores da área de ensino de Geografia e demais interessados na respectiva temática. Como em outras edições, o Fórum foi estruturado a partir de conferências, mesas redondas e grupos de trabalhos (GTs). Desse modo, as reflexões provenientes dessas atividades oportunizaram ampliar os debates acerca dos caminhos e avanços teórico-metodológicos da educação geográfica, bem como reconhecer os impactos desses estudos no desenvolvimento das práticas escolares. Assim, esse livro é composto por 12 capítulos que abordam problemas e questões relevantes para a Geografia Escolar na atualidade, oportunizando que os leitores e as leitoras se aproximem dos principais debates e referenciais que estão orbitando no contexto do ensino e da pesquisa na educação geográfica.
e-book gratuito
Site para acesso:
http://nepeg.com/livros/percursos-teorico-metodologicos-e-praticos-da-geografia-escolar/
Geografia Escolar: Diálogos com Vigotski
Organizadores:
Lana de Souza Cavalcanti e Mateus Marchesan Pires
Editora: C&A Alfa Comunicação
Ano de publicação: 2022
Número de páginas: 342
Sinopse:
Os textos que compõem esse livro foram reunidos por apresentarem formulações teóricas e investigações que gravitam em torno de princípios teórico-metodológicos e conceitos comuns para o ensino de Geografia pensados a partir da Teoria Histórico-Cultural e do pensamento de Vigotski e seus colaboradores. São explorados, nos diversos textos do livro, concepções sobre a aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos, os processos de internalização, a mediação cognitiva e didática, a zona de desenvolvimento proximal, a formação de conceitos e o sistema conceitual, a palavra, o sistema de sentidos e significados, a atividade, a vivência. Acreditamos que seja uma grande contribuição para continuar os estudos com aprofundamento teóricos e metodológicos na área do ensino de Geografia, um campo já legítimo de pesquisa acadêmica e de ações cidadãs comprometidas com a construção de novas realidades naturais e sociais.
Valor: RS 60,00
Site para acesso:
https://editoraalfa.com.br/products/geografia-escolar-dialogos-com-vigotski
Projeto Nós Propomos! Goiás: construção do pensamento geográfico e atuação cidadã
Organizadores:
Karla Annyelly Teixeira de Oliveira, Lana de Souza Cavalcanti, Loçandra Borges de Moraes
Editora: C&A Alfa Comunicação.
Ano de publicação: 2022
Número de páginas: 255
Sinopse:
O e-book "Projeto Nós Propomos! Goiás: construção do pensamento geográfico e atuação cidadã”, disponível no site do LEPEG < https://lepeg.iesa.ufg.br/>, é um registro acadêmico da metodologia do Nós propomos! no geral e mais especificamente do modo como se desenvolveu no estado de Goiás/Brasil entre os anos de 2018 e 2021. Fruto de uma pesquisa colaborativa entre professores da universidade e da escola, o e-book ao longo de seus 11 capítulos explícita as concepções teórico-metodológicas bem como as práticas de ensino efetivadas na Educação Básica. Dentre seus princípios teórico-metodológicos destacam-se as concepções de cidadania, cidadania territorial, mediação didática, autonomia docente e pensamento geográfico. As práticas, por sua vez, centraram-se no conjunto de problemas indicados a partir do contexto local dos alunos. Os autores são professores da escola, uma aluna da educação de jovens e adultos, estudantes de graduação e pós-graduação bem como professores universitários da área da Geografia. O livro é o único estudo sobre Geografia, que integra um conjunto de 14 pesquisas brasileiras sobre o desenvolvimento do ensino nos anos finais do Ensino Fundamental, realizadas no âmbito da Fundação Carlos Chagas, com recursos do Itaú social. Desejamos boa leitura e esperamos ter contribuído para a potencialidade da metodologia do Nós propomos! e a relevância das práticas cidadãs rumo à uma cidadania territorial local e planetária.
e-book gratuito
Site para acesso:
Ensino de Geografia, Cidadania e Redes Colaborativas: Múltiplos Olhares
Educação geográfica do agir comunicativo: geografia escolar do mundo da vida
Autor:
Rosalvo Nobre Carneiro
Editora: Appris
Ano de publicação: 2022
Número de páginas: 195
Sinopse:
O livro Educação geográfica do agir comunicativo: Geografia escolar do mundo da vida problematiza o uso da linguagem mediante sua função comunicativa voltada ao entendimento, lançando luzes para a sua ausência na escola, bem como no ensino e na aprendizagem de Geografia. Em sua leitura, depreende-se o desenvolvimento de um discurso em torno dos fundamentos sociais (a sociedade), fundamentos espaço temporais (o espaço e seus horizontes) e fundamentos políticos (o espaço público comunicativo e a democracia deliberativa). Ao tempo que se faz um convite à discussão das bases pedagógicas para uma educação geográfica do agir comunicativo, a obra encaminha para o entendimento da consideração da Geografia escolar com e pelo mundo da vida para a emancipação.
Valor: R$ 52,00
Site para acesso:
Mobilização do pensamento Geográfico: prática educativa de professores geografia no ensino fundamental
Autor:
Daniel Rodrigues Silva Luz Neto
Editora: Editora C & Alfa comunicação
Ano de publicação: 2022
Número de páginas: 134
Sinopse:
Os resultados apresentados no livro são oriundos da minha pesquisa de mestrado defendida no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade de Brasília em dezembro de 2019 (LUZ NETO, 2019). A intenção da publicação desses resultados dessa pesquisa foi de divulgar o trabalho, acrescentando-se a contribuição da conceituação de mobilização do pensamento geográfico na discussão dos resultados. Para a coleta dos dados, efetuou pesquisa bibliográfica, realizou-se duas entrevistas e observações em duas escolas da rede pública de ensino do Gama (DF) durante o primeiro semestre letivo de 2018 (LUZ NETO, 2019). Utilizou-se da abordagem qualitativa na produção e análise de conteúdo com fundamento em Bardin (2011). A análise dos dados foi feita por meio de três procedimentos: primeiro, pela leitura flutuante para tentar identificar os códigos focos da pesquisa – conceitos (espaço, lugar, paisagem, região, território) e princípios lógicos (localização, distribuição, escala, conexão, distância, rede, extensão, posição, delimitação). No segundo procedimento, construiu-se quadro analítico com os códigos categorizados nos conceitos e princípios lógicos da Geografia. O terceiro procedimento foi a interpretação e a discussão em diálogo com os fundamentos teóricos do Capítulo 1.
e-book gratuito
Valor: R$ 50,00 (livro impresso)
Site para acesso:
Teoria e práticas dos componentes físico-naturais no ensino de geografia: desafios de Geografia
Organizadores:
Ana Claudia Ramos Sacramento e Maria Luiza Félix Marques Kede
Editora: Consequência
Ano de publicação: 2022
Sinopse:
O livro apresenta os trabalhos referentes às pesquisas desenvolvidas pelos Grupos de Estudos e Pesquisas em Geografia, Educação e Cidades (GEPGPEC), Grupo de Estudos Costeiros (GECOST), Grupo do Laboratório de Geociências (LABGEO) que buscam trabalhar com o tema dos componentes físico-naturais no ensino de Geografia do Departamento de Geografia da UERJ-FFP. A discussão sobre o ensino de Geografia e as suas relações com a sociedade e com a natureza implicam compreender as diferentes formas como os fenômenos físico-naturais e sociais são estruturados, organizados e transformados para dinamizar o espaço geográfico. Ao estudar a natureza os alunos da escola básica precisam analisá-las conjuntamente com as ações sociais, pois a sociedade a modifica tornando cada vez mais alterada e trazendo diferentes impactos físico-sociais.
Valor: R$ 48,00
Site para acesso:
http://www.consequenciaeditora.net.br/carrinho.php?cod_produto=11237885
A cidade como lugar/espaço para o ensino e aprendizagem
Organizadores:
Alana Rigo Deon, Helena Copetti Callai e Tarcisio Dorn de Oliveira
Editora: CRV
Ano de publicação: 2021
Número de páginas: 217
Sinopse:
O livro é o volume III da Coleção Cidade: conhecer e interpretar para compreender o mundo da vida reúne textos dos membros do grupo de pesquisa EMGEOCS e pesquisadores convidados. A obra indica nossa proposição de pensar alternativas possíveis para estudar a cidade com os desafios das metodologias de ensino.
Valor: R$ 55,20
Site para acesso:
O estudo da cidade - das vivências à formação cidadã
Organizadores:
Helena Copetti Callai, Alana Rigo Deon, Marisela Maria de Moraes e Tarcisio Dorn de Oliveira
Editora: Unijuí
Ano de publicação: 2021
Número de páginas: 125
Sinopse:
Resultado de um projeto de pesquisa financiado pela FAPERGS (PqG), o livro aborda as questões trabalhadas na pesquisa que é interdisciplinar (Geografia, Literatura e Arquitetura /urbanismo) tratando da cidade com o olhar ao lugar tendo como método a escala de análise. A cidade e a formação cidadã são tratados como conceitos questionados e revisitados sempre considerando as dimensões do local e do global, pensando na singularidade da singularidade das vidas vividas no lugar e a universalidade das questões que abordam essa temática na educação formal e não formal.
e-book gratuito
Site para acesso:
A escola e seus jovens: lugar de controvérsias e perspectivas
Autora:
Maria Solange Melo de Sousa
Editora: Dialética
Ano de publicação: 2021
Número de páginas: 168
Sinopse:
O livro analisa as dificuldades vivenciadas na escola pública decorrentes das controvérsias relacionadas aos elementos que constituem o processo educacional, quer seja de ordem política, institucional, social ou emocional e que interferem na aprendizagem dos estudantes ou impactam na saúde dos professores. Ao tratar das perspectivas, o livro descreve a condução do trabalho pedagógico, tendo como prioridade o protagonismo juvenil e a busca pela qualidade de ensino. A partir da análise investigativa, entende-se que a escola promove ações com o objetivo de atender às expectativas dos alunos, e também, que a crise na educação pode ser superada no ambiente escolar quando se considera as particularidades e as individualidades do "lugar escola".
Valor: R$ 64,90
Site para acesso:
Memórias e aventuras na educação e no ensino de Geografia
Autor:
Antonio Carlos Pinheiro
Editora: C&A Alfa Comunicação
Ano de publicação: 2020
Número de páginas: 331
Sinopse:
Este livro resulta do memorial de Antonio Carlos Pinheiro para obtenção da progressão funcional para Professor Titular na Universidade Federal da Paraíba em 2020. O texto reflete a trajetória formativa, desde a escola básica, passando pela universidade, experiências profissionais e pessoais. No entanto, destaca passagens da vida, conquistas e decepções. Ao rememorar e escrever o texto houveram momentos de felicidades e de angústias. Foi um processo terapêutico. Não estão relacionados aqui todos os projetos realizados, artigos, projetos etc. A escrita não tem uma cronologia fixa, está organizado por temáticas representando as ações e as atividades realizadas. O livro conta com onze capítulos.
Valor: R$ 60,00
Site para acesso:
https://editoraalfa.com.br/products/memorias-e-aventuras-na-educacao-no-ensino-de-geografia
e-book gratuito
Políticas Educacionais e Ensino de Geografia: sentidos de currículo, práticas e formação docente
Organizadores:
Rafael Straforini, Thiago Manhães Cabral, Jessica Cecim, Anniele Freitas e Gustavo Teramatsu
Editora: Paco Editorial
Ano de publicação: 2020
Número de páginas: 392
Sinopse:
Este livro resulta de pesquisas de mestrado e doutorado dos membros do Laboratório Ateliê de Pesquisas e Práticas em Ensino de Geografia, sediado no Instituto de Geociências da Unicamp. Os capítulos aqui reunidos se entrecruzam em torno de temáticas relacionadas às políticas educacionais e curriculares e seus impactos na Geografia Escolar; à formação de professores de Geografia e da história da disciplina escolar brasileira e de Timor Leste, analisadas sob enfoques teóricos pós-críticos, com destaque para a Teoria do Discurso de Ernesto Laclau e Chantal Mouffe. Trata-se de um esforço coletivo de um grupo que se soma à grande produção da área de Ensino de Geografia brasileira dos últimos anos.
Valor: R$ 50,31
Site para acesso:
https://www.pacolivros.com.br/politicas-educacionais-e-ensino-de-geografia
Geografia(s), Professor(es) e a construção do Pensamento Pedagógico-Geográfico
Autora:
Carina Copatti
Editora: CRV
Ano de publicação: 2020
Número de páginas: 184
Sinopse:
A obra apresenta em seus capítulos um apanhado de temas que constituem um recorte do arcabouço teórico e metodológico da constituição da ciência geográfica ao longo do tempo e a compreensão de um modo de pensamento geográfico. Ainda, tece um esforço de sistematizar aspectos voltados à definição de um modo de pensamento pedagógico-geográfico, considerado essencial na formação de professores de geografia, considerando elementos da ciência geográfica abordada na academia e na escola, relacionada a outros distintos conhecimentos e saberes inerentes à cultura escolar e ao ensino escolar da geografia.
Valor: R$ 49,08
Site para acesso:
Professor, livro didático e a autonomia docente: olhares sobre a docência em Geografia
Autora:
Carina Copatti
Editora: CRV
Ano de publicação: 2020
Número de páginas: 160
Sinopse:
A obra tece relações entre diferentes aspectos que constituem a formação de professores de geografia. Nesse sentido, reflete sobre a formação e a atuação profissional envolvendo o conhecimento teórico e a prática, aspectos da geografia acadêmica e da geografia escolar e a relação dos professores com os livros didáticos, construindo, nesse percurso de interação professor-livro didático, a defesa da autonomia docente por meio da constituição do professor como pesquisador e da constituição de um modo de pensamento pedagógico-geográfico no sentido de efetivar a educação geográfica a partir de um processo de maior autonomia e autoria docente no ensino de geografia.
Valor: R$ 49,08
Site para acesso:
Contribuições do pensamento geográfico para o ensino e a pesquisa
Organizadores:
Antonio Carlos Pinheiro e David Luiz Rodrigues de Almeida
Editora: C&A Alfa Comunicação
Ano de publicação: 2021
Número de páginas: 227
Sinopse:
O e-book “Contribuições do pensamento geográfico para o ensino e a pesquisa” é resultado dos diálogos estabelecidos no IV Seminário de Educação Geográfica, evento promovido pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Geográfica (GEPEG) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em setembro de 2021. Seus capítulos tecem considerações sobre a pesquisa e à docência por diferentes autores, tanto por membros do GEPEG, quanto por professores convidados. São 16 capítulos que versam sobre diferentes temas relacionados a Educação Geográfica. Eles estão divididos em três partes, a saber: I – Debates sobre o pensamento geográfico voltados ao ensino e à pesquisa; II – Linguagens, metodologias e recursos didáticos em Geografia; III – Projetos formativos em Geografia e seus contextos.
e-book gratuito
Site para acesso: https://gepegufpb.wixsite.com/gepeg/e-books e https://editoraalfa.com.br/pages/e-books
Organizadores:
Daniel Mallmann Vallerius, Hugo Gabriel Mota, Leovan Alves dos Santos
Editora: C&A Alfa Comunicação
Ano de publicação: 2022
Número de páginas: 374
Sinopse:
A presente obra consiste em uma coletânea de 16 (dezesseis) capítulos com reflexões acerca do Ensino de Geografia, Cidadania e Redes Colaborativas e agrega contribuições de pesquisadores, com efetiva atuação na formação de professores, tanto no Ensino Superior quanto na Educação Básica das mais diversas regiões do Brasil, bem como de países da Ibero-América. O esforço coletivo abordou temas relevantes para a Geografia, de modo atual e plural, agregando experiências, leituras e visões distintas, no intuito de ampliar o debate e fomentar discussões que fortaleçam a Ciência Geográfica. Assim, ao longo dos capítulos, múltiplos olhares foram acionados para discorrermos temáticas relacionadas ao ensino de Geografia e a formação de professores, demonstram do suas interfaces, fragilidades, limitações e perspectivas de trabalho sob uma perspectiva condizente com os desafios que se interpõem para a temática, na contemporaneidade.
Valor: R$ 70,00
Site para acesso:
https://editoraalfa.com.br/products/ensino-de-geografia-cidadania-e-redes-colaborativas