top of page
Captura de Tela 2022-03-14 às 09.29.00.png

SOBRE O 
XI FÓRUM NACIONAL NEPEG

Em 2022 será realizado a 11ª edição do Fórum Nacional NEPEG de Formação de Professores de Geografia, mas ao longo desse tempo temos algumas histórias para contar...

UM POUCO SOBRE O NEPEG.

O Núcleo de Ensino e Pesquisas em Educação Geográfica – NEPEG é uma associação com caráter científico-cultural sem fins lucrativos constituída para promover pesquisas, estudos, publicações e eventos em Educação Geográfica. Criado em 2004, é fruto dos anseios de um grupo de professores de três Instituições de Ensino Superior de Goiás (IES) – Universidade Federal de Goiás, Pontifícia Universidade Católica de Goiás e Universidade Estadual de Goiás –, que trabalham com as disciplinas de Didática, Prática de Ensino de Geografia e Estágio Supervisionado. Esses professores têm em comum a preocupação com o ensino de Geografia, desde o nível básico até o superior, expressa por meio de suas pesquisas sobre a temática. O NEPEG tem registro no Conselho Nacional de Pesquisas (CNPq) e é vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Geografia do Instituto de Estudos Sócio-Ambientais. A gestão do NEPEG, bianual, é composta por coordenador, secretário e tesoureiro. Os principais objetivos do NEPEG consistem em: promover estudos, pesquisas, publicações e eventos em Educação Geográfica; promover a cooperação, o intercâmbio e a integração de pesquisadores e professores que atuam na Geografia e áreas afins, visando o desenvolvimento da Educação Geográfica; promover a criação de comissões de estudos e pesquisas para a análise de questões sobre a Educação Geográfica; incentivar e publicar revistas, livros, artigos sobre Educação Geográfica; firmar convênios com instituições federais, estaduais ou municipais, bem como autarquias, sociedades de economia mista, fundações, entidades paraestatais, universidades e agências de apoio à pesquisa.

HISTÓRICO DO FÓRUM NEPEG

Esse evento já teve dez edições: o Primeiro Fórum, realizado em 2001, intitulou-se Formação do profissional em Geografia: o exercício da docência, da pesquisa e do planejamento, e teve a participação aproximada de 30 docentes do Ensino Superior. O Segundo Fórum, realizado em 2004, com o tema Fórum Goiano de Formação de Professores: teorias e práticas na formação docente, contou com 70 participantes, dentre discentes e docentes do ensino superior e ensino básico e resultou na publicação de um livro: Cavalcanti (2006). O Terceiro Fórum, realizado em 2006, denominado Fórum Goiano de Formação de Professores de Geografia: Experiências refletidas do atual cenário de formação, contou com 106 participantes, dentre discentes e docentes do Ensino Superior e ensino básico e resultou na publicação de 23 trabalhos nos anais do evento e de um livro: Zanatta e Souza (2008). O Quarto Fórum, realizado em 2008, foi intitulado IV Fórum Nacional NEPEG: A produção e a discussão entorno do ensino e formação de professores de Geografia, teve 130 participantes, dentre discentes e docentes do ensino superior e ensino básico e resultou na publicação de 36 trabalhos nos anais do evento e de um livro: Morais e Moraes (2010). O Quinto Fórum, realizado em 2010, intitulado V Fórum Nacional NEPEG: Ensino de Geografia: pesquisa e prática pedagógica teve a participação de 138 pessoas, dentre discentes e docentes do Ensino Superior e ensino básico e resultou na publicação de 85 trabalhos nos anais do evento e de um livro: Bento e Oliveira (2012) . O Sexto Fórum, realizado em 2012, foi denominado VI Fórum Nacional NEPEG de Formação de Professores: Didática da Geografia: avanços teóricos e metodológicos, teve a participação de 140 pessoas, resultando na publicação de 59 trabalhos nos anais e de um livro: Silva e Pires (2013). O Sétimo Fórum, realizado em 2014, teve como tema central Currículo, Políticas Públicas e Ensino de Geografia, contou com a participação de 140 pessoas, resultando na publicação de 63 trabalhos em anais e de um livro: Rabelo e Bueno (2015). O Oitavo Fórum, realizado em 2016, teve como tema central A Geografia no cenário das políticas públicas educacionais, contou com a participação de 146 pessoas, resultando na publicação de 87 trabalhos em anais e de um livro: Alves e Khaoule (2017). O Nono Fórum, realizado em 2018, teve como tema central Formação de Professores e Ensino de Geografia: contextos e perspectivas, contou com a participação de 131 pessoas, resultando na publicação de 73 trabalhos em anais e de um livro: Rosa, Borba e Oliveira (2020). O Décimo Fórum, 2020 (online) teve como tema Percursos teórico-metodológicos e práticos da Geografia Escolar, contou com 269 inscritos e 132 trabalhos apresentados e os textos completos publicado nos anais e um livro: Richter, Souza e Menezes (2022).

OBJETIVOS DO XI FÓRUM NACIONAL NEPEG

Objetivo Geral 

  • Discutir sobre a pesquisa e o método no atual cenário da produção do conhecimento sobre a Educação Geográfica.

 

Objetivos Específicos

  • Refletir sobre a formação de professores de Geografia identificando os avanços em termos de método nas pesquisas na área;

  • Compreender o papel das pesquisas qualitativas nas pesquisas sobre Educação Geográfica;

  • Ampliar parcerias entre os participantes das instituições formadoras do professor de Geografia, visando estabelecer ações voltadas ao desenvolvimento de pesquisas na área.

bottom of page